O PROCESSO DE ARQUITETURA DE GESTÃO
É uma atividade prática de melhoria contínua que
identifica e analisa suas dificuldades diárias,
aponta os gargalos e suas causas,
permitindo que a própria equipe construa soluções
assuma a responsabilidade pela implantação
das melhorias, e descubra que todos
os problemas internos tem solução.
A Arquitetura de Gestão é composta por um conjunto de
Workshops, palestras, pesquisas e aplicação de ferramentas
que permitem aumentar a coesão da equipe,
fortalecendo a visão sistêmica do processo e a
identificação das responsabilidades de cada colaborador.
O PROCESSO ATUA PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES ELEMENTOS
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Estuda, aprimora e reorganiza a hierarquia
-
Otimiza o fluxo
da informação;
-
Desenvolve e amplia
a visão sistêmica
dos processos;
-
Implanta estratégias para formação de novos gestores;
-
Alinha ações entre os níveis: estratégico, tático e operacional;
FERRAMENTAS
DE GESTÃO
Mapeia e classifica
ações cotidianas;
-
Identifica gargalos
operacionais;
-
Elabora mapa mental
para gestores;
-
Aprimora a gestão
por indicadores;
-
Constrói planos de
ação de curto médio
e longo prazos.
Aprimora a percepção de causa consequência;
-
Desenvolve habilidades de comunicação e feedback;
-
Estimula a proatividade, criatividade e equilíbrio emocional;
-
Define a assertividade na tomada de decisões;
-
Identifica, forma e empodera novas lideranças.
COMPORTAMENTO
DAS LIDERANÇAS
COMO A ARQUITETURA DE GESTÃO
PODE IMPACTAR A GESTÃO EDUCACIONAL
Uma boa gestão educacional certamente produz
impactos positivos na aprendizagem dos estudantes.
Metas e estratégicas bem definidas e bem apresentadas,
ajudam a organizar os processos educativos em cada unidade escolar,
o que gera maior efetividade nas ações desenvolvidas pelos diferentes sujeitos.
A ARQUITETURA DE GESTÃO EDUCACIONAL
Oferece estratégias e práticas que possibilitem aperfeiçoar a gestão escolar, Fundamentada na Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar,
Que instiga ao aprimorando do potencial dos gestores municipais e das equipes de trabalho das unidades escolares, com base em quatro dimensões de atuação:
Seus principais resultados incluem
a otimização do fluxo das ações cotidianas das equipes profissionais
das escolas e das Secretarias Municipais de Educação,
e o aprimoramento da visão estratégica da gestão escolar,
definindo as responsabilidades pela execução das atividades por nível hierárquico.